terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sem Ricardo Oliveira, Fernandão quer assumir vaga de camisa 9 do Tricolor

Jogador diz que gosta de jogar mais adiantado e deve ser usado na função logo no início do Paulistão. Diretoria segue à procura de um centroavante

 

Fernandão no treino do São PauloRicardo Oliveira foi embora, e a diretoria do São Paulo ainda corre atrás de um camisa 9 para reforçar o elenco na temporada 2011. Mas, enquanto o tão sonhado centroavante não chega, a função será ocupada por Fernandão. Depois de altos e baixos em 2010, o grandalhão quer se firmar jogando no ataque e, quem sabe, fazer a direção mudar de ideia na busca por um goleador.
- Eu gosto de jogar mais adiantado, mais próximo da área. Pelo meu estilo, do cabeceio, do giro dentro da área, estar como referência... Tenho uma grande expectativa de conquistar títulos e me destacar aqui no São Paulo. Estou trabalhando forte para que isso aconteça - afirmou Fernandão, em entrevista ao site do clube.

O atacante, aliás, viveu o melhor momento no Tricolor no ano passado jogando mais próximo do gol. Durante as quartas de final da Taça Libertadores, Fernandão foi adiantado por Ricardo Gomes, tendo Marlos e Dagoberto abertos pelos lados. O clube do Morumbi eliminou a Raposa, mas sucumbiu diante do Internacional nas semifinais.

Agora, para voltar à Libertadores, o São Paulo terá de conquistar um título inédito: a Copa do Brasil. Fernandão garante que o elenco sabe da responsabilidade de classificar o Tricolor novamente para o torneio internacional.
- O grupo está muito concentrado mesmo. A Copa do Brasil é importante para todo mundo, para a diretoria, para o clube, para o currículo do jogador - finalizou.

Miranda aposta na maturidade para não fracassar novamente na Europa

Pensando em voltar à Seleção Brasileira, zagueiro acredita que terá no Atlético de Madri a mesma visibilidade que conseguiu no São Paulo

 

Miranda no treino do São PauloMiranda terá, aos 26 anos, a segunda chance de se firmar no futebol europeu. Contratado pelo Atlético de Madrid-ESP, o jogador tentará apagar a má impressão deixada na discreta passagem pelo Sochaux-FRA e se manter em alta para não perder espaço com o técnico Mano Menezes na Seleção Brasileira.
Revelado pelo Coritiba, Miranda foi atuar na França em 2005, mas não durou muito tempo por lá. Com dificuldades para se adaptar, decidiu voltar ao futebol brasileiro e desembarcou no São Paulo depois de ter tudo praticamente acertado com o Internacional. Agora, acredita estar pronto para enfrentar um novo país.
- Era totalmente diferente, um futebol diferente. Eu fui muito novo, sem experiência. Tinha jogado só um ano no profissional do Coritiba. Fui para uma cidade que me acolheu bem, mas de difícil adaptação. Hoje, sou outro jogador, mais experiente, mais completo e com potencial para me adaptar muito bem lá fora – garantiu.

Na Espanha, Miranda espera não sumir e seguir em evidência para as convocações de Mano Menezes. Ele terá como companheiro jogadores de destaque, como o uruguaio Diego Forlán, melhor da última Copa do Mundo, o argentino Agüero e o ex-corintiano Elias, outro frequente nos chamados do treinador.
- Isso vai aumentar meu estímulo para que nesses seis meses eu possa desempenhar um grande futebol na Seleção. O São Paulo tem condições de me colocar na Seleção e a visibilidade do Atlético é a mesma daqui. É um clube grande, da capital – ressaltou.

Miranda, aliás, poderia estar na Europa desde o ano passado. Em janeiro de 2010, o Wolfsburg-ALE fez uma proposta para comprá-lo, mas o jogador optou por permanecer no Brasil.
- A proposta agora foi melhor. Eu estou saindo livre. A partir do meio do ano não teria contrato e sou um pai de família, tenho minhas obrigações em casa, preciso pensar na frente – completou o zagueiro, que se apresenta em julho ao Atlético.

Carpegiani comanda coletivo com Fernandinho e Ilsinho na armação

Técnico escala Cleber Santana no meio e Fernandão e Dagoberto no ataque

 

Fernandão São PauloApós o treino físico e tático pela manhã, o técnico Paulo César Carpegiani colocou seus comandados do São Paulo para jogarem um coletivo na tarde desta terça-feira, no CT da Barra Funda. Assim como havia dito aos jornalistas após as primeiras atividades do dia, o treinador usou o esquema 4-4-2, que deverá ser mantido para a estreia no Campeonato Paulista, no domingo, contra o Mogi Mirim.
No meio, Fernandinho e Ilsinho atuaram abertos como meias, na ausência de Lucas, à serviço da Seleção Brasileira sub-20. Cleber Santana atuou como segundo volante, ao lado de Rodrigo Souto.
Carlinhos Paraíba, que brigava com Cleber por um lugar no meio, entrou apenas na segunda parte do coletivo, mas no lugar de Dagoberto, ainda fora de forma, segundo o treinador. Juan, recém-chegado do Flamengo, foi escalado entre os titulares.
Nesta terça, Carpegiani escalou a equipe com os seguintes titulares: Rogério Ceni; Jean, Alex Silva, Miranda e Juan; Rodrigo Souto, Cleber Santana, Ilsinho e Fernandinho; Dagoberto (Carlinhos Paraíba) e Fernandão. Na quarta-feira, o time volta a treinar em dois períodos – às 9h30m e às 16h30m.

Após folga, Lucas Gaúcho retorna aos treinos no CT do São Paulo

Atacante ganhou alguns dias livres após ser dispensado da seleção sub-20

 

O grupo do São Paulo que realiza a pré-temporada no CT da Barra Funda ganhou um reforço nesta terça-feira. O garoto Lucas Gaúcho, que vinha treinando com a Seleção Brasileira sub-20, se reapresentou nesta manhã. Depois de ser cortado pelo técnico Ney Franco do time que vai representar o Brasil no Sul-Americano, o atacante ganhou alguns dias de folga e agora, de volta, passará por avaliações antes de se juntar ao outros comandados do técnico Paulo César Carpegiani.

Lucas Gaúcho no treino do São Paulo

Estreante no Paulistão, Fernandão quer ajudar Tricolor a dar fim a jejum

Atacante acredita que equipe pode sair da fila após cinco anos sem título

Fernandão São PauloAos 32 anos e um dos jogadores mais experientes do elenco tricolor, Fernandão vai viver uma "situação nova no próximo domingo. Na primeira partida do São Paulo no Campeonato Paulista, contra o Mogi Mirim, o atacante fará sua estreia na competição. Com vários títulos no currículo, ele garante estar motivado para acabar com o jejum do clube, que não leva o troféu para casa desde 2005.
- Eu estou supermotivado, feliz. É o campeonato que todos os jogadores assistem. Todos os jogadores têm vontade de jogar. Estou me dedicando bastante para que eu consiga ir bem.
Nesta temporada, o Campeonato Paulista terá um regulamento diferente. As oito melhores equipes da primeira fase, e não mais as quatro, como nas edições anteriores, se classificam para a fase final. Para Fernandão, no entanto, o time já precisa começar a disputa acelerado, embora admita que a mudança traz uma tranqüilidade maior para crescer no momento certo.
- Eu acho que a gnt tem começar o ano com o pensamento de vencer o Paulista. Não podemos deixar para correr atrás nas rodadas finais. Tem a Copa do Brasil depois, mas pelo grupo que tem, pela tradição e por ser o grande campeonato regional do país, o São Paulo tem de buscar o titulo desde o início, já que há alguns ano que a gente não vence.
Para o atacante, as equipes menores começam a competição com alguma vantagem. Fernandão espera, no entanto, que o São Paulo faça valer seu favoritismo no decorrer do Paulistão.
- Essas equipes que disputam a primeira divisão do Brasileiro sempre têm um pouco de desvantagem no início. Com a mudança no regulamento, os grandes vão começar a crescer no final. O novo regulamento vai fazer com que as equipes menores tentem voar no começo de campeonato, vão buscar uma maior pontuação rapidamente. Depois, com um preparo físico melhor, a tendência é que os grandes fiquem em um nível acima dos outros.
Fernandão também espera um bom desempenho do Tricolor na Copa do Brasil. O atacante afirma que o São Paulo não pode se deixar cair diante das tradicionais surpresas na competição.
- Na Copa do Brasil, sempre tem um azarão. Nos últimos anos, sempre teve uma equipe na semifinal sem tanto status. No ano passado, foi o Atlético-GO. Sempre tem uma surpresa. Precisamos estar concentrados nisso para que essa surpresa não nos pegue no meio do caminho. Pra gente, a estréia (contra o Treze-PB) já é superimportante.

São Paulo diz que não vai interferir em interesse do Gambas em Luis Fabiano

Vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, afirma que clube, no entanto, está atento a qualque possibilidade de trazer o jogador

Luis Fabiano comemora gol no jogo entre Sevilla e Athlétic de BilbaoA notícia do interesse do Gambas sobre Luis Fabiano não deve ter agradado ao torcedor do São Paulo. Identificado com o clube, onde jogou entre 2001 e 2004, o atacante sempre foi visto com bons olhos pela diretoria tricolor. O vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, no entanto, garante que o clube não vai interferir na negociação com o rival alvinegro.
- Isso é um assunto do Corinthians, não nosso. Não adianta querer ficar tecendo considerações e perspectivas ou coisa parecida sobre o que está acontecendo. Nada a declarar – afirmou, em rápida conversa por telefone com o GLOBOESPORTE.COM
O dirigente, porém, afirmou que o clube está atento quanto a qualquer possibilidade de trazer de volta o atacante, atualmente no Sevilla, da Espanha.
- É um grande jogador, tem uma história no São Paulo, gosta do clube e gostaria de voltar. Se for possível, claro que nós gostaríamos de contar com ele. Mas está fora do contexto desta negociação (com o Corinthians), não sabemos nem como está acontecendo e não vamos nos envolver nisso.
Nesta terça-feira, o lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Corinthians, revelou que vem intermediando a negociação do jogador com o Alvinegro. O empresário de Luis Fabiano, José Fuentes, confirmou que o Timão apresentou uma proposta oficial para adquirir o atacante em definitivo.
As conversas estão avançadas. Fuentes aguarda uma resposta da cúpula espanhola sobre a proposta feita pelos brasileiros. O Sevilla já recusou uma consulta por empréstimo do Internacional. Assim, o Timão terá de comprar os direitos dele. A multa é de € 20 milhões (R$ 43,8 milhões), muito acima do que ofereceu oficialmente o Corinthians, cerca de € 7 milhões (R$ 15,2 milhões). A quantia é considerada baixa, já que o clube europeu, há seis meses, não quis liberá-lo por € 15 milhões (R$ 32,7 milhões) para o Olimpique de Marselha-FRA.
Apesar da multa elevada para os padrões brasileiros, o Sevilla até poderia aceitar negociar por menos. O clube está para perder uma ação judicial e pagar € 9 milhões ao grupo que detinha parte dos direitos do jogador. Os espanhóis não aceitaram vender Luis Fabiano ao Milan por € 14 milhões, em junho de 2010, mesmo existindo uma cláusula no contrato do atacante de que ele deveria ser liberado caso alguém fizesse uma oferta maior que € 12 milhões. Outra cartada corintiana pode ser oferecer prioridade para o Sevilla na contratação de algum jogador futuramente.